Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Casos de assédio moral no trabalho aumentam em 2025

O Brasil registrou um aumento nos casos de assédio moral no ambiente de trabalho em 2025. Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) revelam que foram recebidos cerca de 142.814 novos processos sobre o tema ao longo do ano, um crescimento de 22,3% em relação a 2024, quando foram contabilizados aproximadamente 116.732 casos.

As denúncias também avançaram. Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), foram registrados 18.207 relatos de assédio moral em 2025, alta de 26,9% na comparação com 2024, que teve 14.343 denúncias. Já o Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), contabilizou 2.757 denúncias no mesmo período, número 49,8% superior ao de 2024, quando houve 1.841 registros.

O aumento dos casos ocorre em um cenário preocupante para a saúde mental dos trabalhadores. Em 2025, mais de meio milhão de licenças foram concedidas por transtornos mentais, o maior número registrado em pelo menos uma década. Entre as causas para afastamento estão os efeitos do assédio moral no ambiente corporativo, como ansiedade, depressão e esgotamento emocional.

Uma Cartilha de Prevenção ao Assédio, publicada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) detalha as características de cada tipo de agressão e dá recomendações a vítimas e testemunhas sobre o que deve ser feito quando o assédio é identificado.

*metro1

Foto: Freepik

Mais Notícias

Santo Antônio de Jesus recebe Selo Ouro do Ministério da Educação pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Reconhecimento destaca a qualidade das ações de alfabetização implementadas no município A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu o Selo Ouro do Ministério da Educação (MEC) pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O reconhecimento destaca os municípios que alcançaram os critérios

Leia mais »

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta segunda-feira (9) um alerta sobre os riscos do uso indevido de canetas emagrecedoras, medicamentos agonistas do receptor GLP?1. O grupo inclui a dulaglutida, a liraglutida, a semaglutida e a tirzepatida. Em nota, a Anvisa destacou que, embora o risco conste das bulas

Leia mais »