Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova prioridade de atendimento para mães e pais atípicos no SUS

A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que garante atendimento prioritário a pais e mães atípicos no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo apoio psicossocial. As famílias beneficiadas são aquelas com filhos com doenças raras ou deficiências que requerem cuidados especiais. Após aprovação na Câmara, a proposta será avaliada pelo Senado.

A prioridade também se estende a cuidadores responsáveis por pessoas com deficiência ou doenças que necessitem de cuidados contínuos. O projeto é um substitutivo da relatora, deputada Simone Marquetto (MDB-SP), ao Projeto de Lei 3124/23, de Pompeo de Mattos (PDT-RS), e outras oito propostas analisadas em conjunto.

Simone Marquetto explicou que incluir pais e mães atípicos como público prioritário fortalece a rede de apoio e facilita o acesso a serviços como orientação psicossocial e programas de apoio familiar. Ela destacou que o projeto visa aliviar a sobrecarga das famílias e garantir que o Estado ofereça suporte contínuo.

O texto também prevê regulamento para o uso de cordões inclusivos, como o símbolo do transtorno do espectro autista (TEA), com a intenção de promover inclusão social e facilitar o acesso a direitos e serviços.

*metro1

Foto: Freepik

Mais Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Ouvidoria Municipal, reforça diálogo com a população e apresenta resultados de janeiro

Canal registrou 52 atendimentos concluídos com êxito, fortalecendo a transparência e a participação social A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Ouvidoria Municipal, reforça que o serviço segue como um canal direto entre a população e a gestão pública. Somente no mês de janeiro, foram registradas

Leia mais »

POLÍCIA CIVIL PRENDE PAI QUE ESTUPROU À PROPRIA FILHA

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA, através dos policiais civis da Delegacia Territorial de Amargosa/Ba, na data de ontem (03/02/2026) deram cumprimento ao MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA contra o individuo de iniciais O.D.J.S., , 34 anos de idade, ele é acusado de ter estuprado sua filha de iniciais A.B.C.S.S.

Leia mais »