Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova aumento de penas para crimes contra idosos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (16) o Projeto de Lei 4.626/2020, que agrava as penalidades previstas no Estatuto do Idoso para infrações como negligência, agressão e exposição a riscos à saúde física ou mental de pessoas idosas. A proposta, já aprovada pelo Senado, aguarda agora a validação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a nova redação, a punição para abandono de pessoa vulnerável, antes de seis meses a três anos de detenção, passa a variar entre dois e cinco anos de prisão, além de multa. Caso a omissão resulte em ferimentos graves, a pena será de três a sete anos; se causar falecimento, poderá chegar a 14 anos de reclusão.

A medida ainda iguala as sanções para situações em que responsáveis legais deixam de atender às necessidades essenciais de idosos ou pessoas com deficiência, ampliando o alcance da responsabilização por descaso.

*Metro1

Foto: Canva Images

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »