O Ministério das Relações Exteriores informou, nesta quinta-feira (9), que chegaram ao Brasil os cidadãos que integravam uma flotilha humanitária com destino à Faixa de Gaza e haviam sido detidos por autoridades israelenses.
O grupo, formado por 13 brasileiros, entre eles ativistas, jornalistas e políticos, desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos pouco depois das 10 horas da manhã. Entre os passageiros estavam a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e a vereadora Mariana Conti (PSOL), de Campinas.
Segundo o Itamaraty, os integrantes da flotilha Global Sumud embarcaram na quarta-feira (8) em um voo comercial que partiu da Jordânia, com escala no Catar, antes de chegar ao Brasil.
Em nota, o ministério agradeceu ao governo jordaniano pelo apoio na operação, que permitiu a saída dos ativistas de Israel por meio do território do país árabe. Os brasileiros foram recebidos por cerca de 80 militantes que entoavam gritos de “Palestina Livre”. A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) participou da recepção. “A gente tem muito orgulho da missão humanitária que eles cumpriram e vai seguir denunciando o genocídio que acontece na Faixa de Gaza e lutando pela causa Palestina”, declarou a parlamentar, em um vídeo publicado nas redes sociais.
*Metro1
Foto: Divulgação/Global Sumud Flotilla


