Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil teve mais de 11 mil hectares destruídos por incêndios em 2024

Entre janeiro e agosto de 2024, os incêndios no Brasil atingiram 11,39 milhões de hectares do território do país, conforme dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados nesta quinta-feira (12). Desse total, 5,65 milhões de hectares foram destruídos apenas no mês de agosto, representando 49% do total deste ano.

Nos oito primeiros meses do ano, o fogo se concentrou principalmente em áreas de vegetação nativa, cerca de 70% do que foi queimado. As áreas campestres foram as mais afetadas pelos incêndios — 24,7% do total.

Formações savânicas, florestais e campos alagados também foram severamente atingidos, representando 17,9%, 16,4% e 9,5% respectivamente. Pastagens representaram 21,1% de toda a área atingida.

Somente no Pantanal, foram queimados 1,22 milhão de hectares, em agosto, um crescimento de 249% nas áreas alcançadas por incêndios, em comparação à média dos cinco anos anteriores. O fogo atingiu 615 mil hectares da Mata Atlântica e 51 mil hectares na Caatinga. Já os Pampas tiveram apenas 2,7 mil hectares no período de oito meses.

Em comparação a 2023, os incêndios afetaram 3,3 milhões de hectares a mais este ano, registrando um crescimento de 149%. Segundo a instituição, foi o pior agosto da série do Monitor de Fogo desde 2019.

Os estados do Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul foram os mais atingidos. Chama a atenção o crescimento de 2.510% sobre a média de agosto de incêndios no estado de São Paulo, em relação à média dos últimos seis anos.

*Metro1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »