Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Brasil não tem caso de Nipah confirmado” diz Ministério da Saúde sobre fake news

O Ministério da Saúde afirmou, nesta segunda-feira (9) que o Brasil não tem nenhum caso confirmado do vírus Nipah. O esclarecimento foi feito em resposta a informações falsas que circulam nas redes sociais.

Segundo a pasta, o Brasil mantém protocolos permanentes de vigilância a agentes altamente patogênicos e garante que o risco de uma pandemia causada pelo vírus continua sendo considerado baixo. Essa é a mesma avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual o surto recente registrado na Índia está praticamente encerrado.

De acordo com a OMS, foram confirmados na Índia apenas dois casos, ambos entre trabalhadores de saúde que tiveram contato com 198 pessoas já identificadas e testadas, todas com resultado negativo. A Organização classificou o risco como baixo e reforçou não haver registro de casos fora dessa região.

Ainda segundo a entidade, o vírus está associado a espécies específicas de morcegos que não existem no Brasil, o que afasta qualquer indicação de risco para a população brasileira no momento.

Vírus Nipah 
O vírus Nipah é conhecido desde o fim da década de 1990, quando foi identificado pela primeira vez na Malásia. Desde então, registros esporádicos têm sido observados em países do Sudeste Asiático, especialmente em Bangladesh e na Índia.

*Metro1

Foto: Reprodução/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA

Mais Notícias

Exportações da Bahia recuam 26,5% em janeiro

As exportações baianas apresentaram queda de 26,5% em janeiro deste ano, totalizando US$ 607,9 milhões, o menor valor registrado para o mês desde 2018. O desempenho foi influenciado, principalmente, pela redução de 28,2% no volume embarcado, com destaque para o recuo do setor agropecuário, afetado por preços abaixo do esperado

Leia mais »

Câmara deve votar urgência de projeto sobre datacenters no Brasil

O Projeto de Lei (PL) que cria um regime especial de tributação para empresas de serviços de tecnologia e datacenters deve ser votado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10). A MP perderá validade em 25 de fevereiro, por isso o Executivo tem pressa em avançar com a proposta. Ainda não há relatoria definida para a matéria,

Leia mais »