Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil já perdeu 94% da população de jumentos; risco de extinção é iminente

Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mostram que 248 mil jumentos foram abatidos entre 2018 e 2024. A Bahia é o principal estado responsável pela iminente extinção da espécie por concentrar três frigoríficos autorizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) para este tipo de atividade. A principal demanda pelo animal vem da indústria chinesa de ejiao, um produto feito a partir do colágeno extraído da pele dos jumentos, comercializado na Ásia como suplemento para aumento da vitalidade.

Nos últimos 30 anos, o Brasil perdeu 94% de sua população de jumentos. Desde 2019, a Justiça chegou a suspender algumas vezes a permissão para a atividade, após ser acionada por movimentos de defesa dos direitos dos animais que alegavam que a prática envolvia maus-tratos e poderia levar ao desaparecimento da espécie. Como o ritmo de abate tem sido maior do que a velocidade com que os animais conseguem se reproduzir, eles acabaram entrando em ameaça.

Atualmente, tramitam dois projetos de lei com o objetivo de proibir o abate de jumentos no país: o PL nº 2.387/2022, no Congresso Nacional, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, e o PL nº 24.465/2022, na Assembleia Legislativa da Bahia, também aprovado na CCJ e aguardando votação em plenário.

*metro1

Foto: Freepik

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »