Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil intensifica esforços para evitar novos problemas com deportados dos EUA

O governo brasileiro convocou o representante dos Estados Unidos no país, Gabriel Escobar, ao Itamaraty para discutir o tratamento dispensado aos deportados brasileiros. A reunião, realizada na tarde de segunda-feira (27), teve como foco a necessidade de evitar a repetição de episódios como o ocorrido recentemente, quando brasileiros deportados relataram agressões físicas e problemas com a aeronave, como falhas no ar-condicionado.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) criticou o uso de algemas e correntes nos deportados, mesmo após a chegada ao Brasil, afirmando que isso viola acordos que preveem tratamento digno e respeitoso. A situação gerou o cancelamento do voo de continuidade para Belo Horizonte, devido às condições inadequadas da aeronave e à insatisfação dos deportados, que passaram a noite em Manaus e seguiram para Minas Gerais em um voo da Força Aérea Brasileira.

O governo brasileiro busca evitar que o incidente se agrave, adotando uma abordagem objetiva, sem recorrer a medidas extremas, como a Colômbia, que enfrentou retaliação dos EUA por suspender voos de deportados. Além disso, o MRE informou que solicitará esclarecimentos ao governo dos Estados Unidos e continuará monitorando as políticas migratórias daquele país.

*Metro1

Foto: Flickr/acmoraes

Mais Notícias

INSS foi a primeira instituição a adotar medida contra o Master, diz Waller

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (5), o presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o INSS foi a primeira instituição a tomar medidas contra o Banco Master. Ao ser questionado pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), se o INSS demorou a tomar medidas quanto

Leia mais »

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Um acordo para intensificar o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Anvisa, o objetivo da parceria, com validade inicial de

Leia mais »