Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil instala Observatório de Desaparecimento de Pessoas

O Brasil lançará o Observatório de Desaparecimento de Pessoas no Brasil (Obdes) na próxima sexta-feira (28), em Brasília. O projeto é fruto da parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A cerimônia ocorrerá às 10h, no auditório da Reitoria da UnB, e contará com uma palestra de Ariel Dulitsky, ex-secretário executivo adjunto da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, sobre a responsabilidade internacional do Brasil no contexto de desaparecimentos forçados.

A criação do Obdes ocorre em meio a uma preocupação crescente, com dados do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) apontando que, apenas em 2024, mais de 66 mil pessoas desapareceram no Brasil. Entre os desaparecidos, estão crianças, adolescentes e grupos vulneráveis, como indígenas, idosos, pessoas em situação de rua, membros da comunidade LGBTQIA+ e jovens negros das periferias urbanas.

O Observatório pretende contribuir para a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, focando em pesquisas qualitativas para aprimorar o entendimento sobre os desaparecimentos no país. Para Simone Rodrigues Pinto, coordenadora do Obdes, “produzir conhecimento sobre os atores, as instituições e as circunstâncias envolvidas nos desaparecimentos é um passo crucial para a definição de ações de enfrentamento e mitigação do fenômeno no Brasil”.

*Metro1

Foto: Haeckel Dias/PC

Mais Notícias

PF deflagra operação que investiga venda ilegal de dados de pacientes do SUS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma estrutura empresarial que acessava e vendia ilegalmente dados sensíveis de saúde de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação – realizada nesta quarta-feira (4), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e nas cidades de Vinhedo e Valinhos,

Leia mais »