Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BC exige que bandeiras assumam integralmente riscos de pagamento

O Banco Central (BC) publicou nesta segunda-feira (10) novas normas para o gerenciamento de riscos em arranjos de pagamento, que envolvem operações com cartões de crédito e débito. A Resolução BCB nº 522, resultado de consulta pública de 2024, busca ampliar a segurança, a transparência e a eficiência no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

As bandeiras como Visa, Mastercard e Elo passam a ter responsabilidade direta pelo repasse dos valores aos usuários, mesmo em caso de falhas de bancos, fintechs ou credenciadoras. Elas não poderão transferir essa obrigação nem exigir garantias entre os participantes, reforçando o princípio de aceitar todos os cartões.

O texto também redefine o processo de chargeback, limitando a responsabilidade financeira a 180 dias após a autorização da compra. Passado o prazo, o ônus será integralmente das bandeiras. O BC determinou ainda maior transparência sobre o papel de cada instituição e exigiu monitoramento centralizado das transações.

As medidas também fortalecem o combate a fraudes, lavagem de dinheiro e financiamento ilícito. As regras já estão em vigor, mas as instituições terão 180 dias para adequação. Segundo o BC, o novo modelo traz mais solidez e confiança às operações eletrônicas de pagamento.

*metro1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Ouvidoria Municipal, reforça diálogo com a população e apresenta resultados de janeiro

Canal registrou 52 atendimentos concluídos com êxito, fortalecendo a transparência e a participação social A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Ouvidoria Municipal, reforça que o serviço segue como um canal direto entre a população e a gestão pública. Somente no mês de janeiro, foram registradas

Leia mais »

POLÍCIA CIVIL PRENDE PAI QUE ESTUPROU À PROPRIA FILHA

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA, através dos policiais civis da Delegacia Territorial de Amargosa/Ba, na data de ontem (03/02/2026) deram cumprimento ao MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA contra o individuo de iniciais O.D.J.S., , 34 anos de idade, ele é acusado de ter estuprado sua filha de iniciais A.B.C.S.S.

Leia mais »