Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bahia tem aumento na procura por contratos de namoro como proteção patrimonial

A formalização de contratos de namoro tem crescido na Bahia, com aumento de 33% no número de registros em um ano. Em 2023, foram firmados 32 documentos, contra 24 no ano anterior, de acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia. O contrato é utilizado para declarar que uma relação afetiva não configura união estável.

O principal objetivo é proteger o patrimônio individual dos envolvidos, evitando consequências jurídicas como partilha de bens, direitos sucessórios ou pensão. O recurso tem sido procurado, especialmente, por pessoas com histórico de casamentos anteriores ou filhos, e que possuem situação financeira consolidada.

Cada contrato é elaborado de forma personalizada, conforme a realidade e os interesses do casal, já que não há modelo padrão. A intenção é deixar claro que o relacionamento é um namoro, sem implicações legais típicas de uma união estável.

A medida busca oferecer segurança jurídica para evitar disputas futuras. Embora não previsto no Código Civil, o contrato é reconhecido quando usado em conjunto com outros elementos de prova para comprovar a natureza da relação.

*Metro1

Foto: Freepik

Mais Notícias

Serviços do INSS voltam a funcionar após uma semana

Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira

Leia mais »