Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bahia tem aumento na procura por contratos de namoro como proteção patrimonial

A formalização de contratos de namoro tem crescido na Bahia, com aumento de 33% no número de registros em um ano. Em 2023, foram firmados 32 documentos, contra 24 no ano anterior, de acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia. O contrato é utilizado para declarar que uma relação afetiva não configura união estável.

O principal objetivo é proteger o patrimônio individual dos envolvidos, evitando consequências jurídicas como partilha de bens, direitos sucessórios ou pensão. O recurso tem sido procurado, especialmente, por pessoas com histórico de casamentos anteriores ou filhos, e que possuem situação financeira consolidada.

Cada contrato é elaborado de forma personalizada, conforme a realidade e os interesses do casal, já que não há modelo padrão. A intenção é deixar claro que o relacionamento é um namoro, sem implicações legais típicas de uma união estável.

A medida busca oferecer segurança jurídica para evitar disputas futuras. Embora não previsto no Código Civil, o contrato é reconhecido quando usado em conjunto com outros elementos de prova para comprovar a natureza da relação.

*Metro1

Foto: Freepik

Mais Notícias

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Ouvidoria Municipal, reforça diálogo com a população e apresenta resultados de janeiro

Canal registrou 52 atendimentos concluídos com êxito, fortalecendo a transparência e a participação social A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Ouvidoria Municipal, reforça que o serviço segue como um canal direto entre a população e a gestão pública. Somente no mês de janeiro, foram registradas

Leia mais »

POLÍCIA CIVIL PRENDE PAI QUE ESTUPROU À PROPRIA FILHA

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA, através dos policiais civis da Delegacia Territorial de Amargosa/Ba, na data de ontem (03/02/2026) deram cumprimento ao MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA contra o individuo de iniciais O.D.J.S., , 34 anos de idade, ele é acusado de ter estuprado sua filha de iniciais A.B.C.S.S.

Leia mais »