Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bahia é destaque na Europa por potencial de produção de hidrogênio verde

O potencial da Bahia e do Nordeste na produção de energia limpa foi destaque na Cúpula e Exposição Mundial do Hidrogênio 2024, em Roterdã, na Holanda. O estado baiano esteve presente no evento nesta segunda (13) e terça-feira (14) e chamou atenção de investidores internacionais.

De acordo com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a produção de hidrogênio verde (H2V) é considerada como uma solução viável nos próximos anos, inclusive com potencial de criação de demanda doméstica.

“Nós viemos aqui com os governadores do Nordeste, é uma missão nordestina. Isso é importante porque nos une. Cada qual que tem o seu potencial de produção de energia solar, energia eólica. Cada um está fazendo o seu papel, mas, em bloco, temos potencial de convidar esses empresários para investir, criar emprego e renda. E esses contatos, de fato, aconteceram”, disse o governador, que participou do evento nesta semana.

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, a partir de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica(CCEE), a Bahia produz, em média, 30% de toda a energia eólica e 20% de toda a energia solar do Brasil. Considerando a capacidade instalada, a matriz elétrica estadual é mais de 90% renovável.

Em 2023, durante participação na COP28, o governo da Bahia lançou o 1º Atlas do Hidrogênio Verde (H2V) do mundo. O programa é um estudo voltado à formulação de políticas públicas georreferenciadas com o intuito de favorecer a implantação de uma economia do hidrogênio verde no Estado. O documento é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sena) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai)/Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia(Cimatec).

*Metro1

Foto: Eudes Benício/GOV BA

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »