Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos

Uma nova embalagem antiestática e sustentável, feita a partir do bagaço da cana-de-açúcar e de negro de fumo foi desenvolvida pelos Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O material é produzido pela combustão incompleta de matéria vegetal, como carvão e alcatrão de carvão, ou produtos petrolíferos.

O produto promete aumentar a segurança e reduzir danos por descargas eletrostáticas de dispositivos eletrônicos sensíveis, como chips, semicondutores e outros componentes eletrônicos. Com alto valor, estes itens estão presentes em computadores, celulares, TVs e até automóveis.

A pesquisa do CNPEM que resultou no produto, chamado de criogel condutivo, foi publicada na revista Advanced Sustainable Systems, sendo financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Além de garantir segurança, ele não compromete o meio ambiente. A ideia é a que substitua o produto plástico, altamente poluente. O CNPEM buscará, por meio de Assessoria de Inovação, parcerias com empresas dispostas a investir na produção em escala industrial.

*Metro1

Foto: Divulgação CNPEM

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »