Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anvisa aprova novo medicamento para tratar a fenilcetonúria; conheça a doença

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do Sephience, um novo
medicamento para o tratamento da fenicetonúria, ou PKU, como é conhecida mundialmente.

Entenda a doença  
A doença genética grave é causada pela deficiência da enzima hepática responsável pela conversão da fenilalanina presente nas proteínas da alimentação, em tirosina. A fenilalanina é um aminoácido essencial para o organismo, mas sua ingestão deve ser rigorosamente controlada nos fenilcetonúricos.

O aumento dessa enzima no sangue tem efeito neurotóxico e suas sequelas são graves — incluindo o desenvolvimento de déficits neurocognitivos e deficiência intelectual severa e irreversível.

Prevenção 
Segundo a Agência, os efeitos podem ser evitados, caso as crianças recebam assistência adequada precocemente. O controle dos níveis séricos da fenilalanina deve ser iniciado no primeiro mês de vida e mantido a vida inteira.

O medicamento aprovado ajuda justamente na quebra desse aminoácido e pode ampliar as possibilidades de dieta e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes. Como outras enfermidades raras, a frequência dessa doença é reduzida. Segundo o Ministério da Saúde, ela é verificada em apenas um de cada 15 mil a 17 mil nascimentos.

*metro1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

Bebê de um mês é encontrado sozinho no Carnaval de Salvador

Uma criança de apenas um mês foi encontrada sozinha na manhã do último domingo (15), nas proximidades da Praça da Piedade, no circuito Osmar (Campo Grande), durante o carnaval de Salvador. O bebê estava em meio à multidão, sem a presença de qualquer responsável legal. Os pais, um casal em

Leia mais »