Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anvisa alerta sobre os perigos na utilização de câmaras de bronzeamento artificial

A Anvisa alertou a população sobre os riscos das câmaras de bronzeamento artificial com lâmpadas ultravioleta (UV), que podem causar sérios danos à saúde, como câncer de pele, envelhecimento precoce, queimaduras, lesões oculares e até catarata. Esses danos não são imediatos, mas podem se manifestar anos depois com o aparecimento de câncer de pele e outras complicações graves.

Com o objetivo de proteger a saúde pública, a Anvisa proibiu, por meio da Resolução RDC n. 56/2009, o uso e a comercialização dessas câmaras para fins estéticos no Brasil. A decisão foi tomada com base em estudos da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), vinculada à OMS, que classificou o uso dessas câmaras como cancerígeno. A medida recebeu apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Apesar da proibição federal, algumas leis estaduais e municipais têm permitido o uso dessas câmaras, contrariando a regulamentação da Anvisa. A agência afirmou que tomará as medidas legais necessárias para garantir o cumprimento da resolução e proteger a saúde da população.

*Metro1

Foto: Freepik

Mais Notícias

INSS foi a primeira instituição a adotar medida contra o Master, diz Waller

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (5), o presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o INSS foi a primeira instituição a tomar medidas contra o Banco Master. Ao ser questionado pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), se o INSS demorou a tomar medidas quanto

Leia mais »

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Um acordo para intensificar o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Anvisa, o objetivo da parceria, com validade inicial de

Leia mais »