Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ANP apreende 100 mil litros de combustíveis em ação contra o garimpo ilegal no Pará

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) participou da primeira fase da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Munduruku (OD-TIMU), ação do governo federal no combate ao garimpo ilegal na Amazônia. A fase inicial da operação foi concluída na última sexta-feira (31), com a apreensão de cerca de 100 mil litros de combustíveis, em sua maioria diesel, que estavam sendo fornecidos a garimpos ilegais.

Os combustíveis eram entregues por meio de pontos de abastecimento (PAs) irregulares, postos de combustíveis e vasilhames transportáveis, além de serem distribuídos por transportadores-revendedores-retalhistas de navegação interior (TRRNIs), que também foram autuados. A participação da ANP foi essencial para rastrear e combater o comércio irregular de combustíveis, que sustenta as atividades ilegais nas áreas de garimpo.

Além das operações no Pará, a ANP também integra a Operação Yanomami, em Roraima, com o mesmo objetivo de interromper o fluxo de combustíveis que abastece o garimpo ilegal. Ao longo de 2025, a agência continuará a atuar nas duas frentes de combate ao garimpo e ao tráfico de combustíveis na Amazônia, dando sequência às ações de fiscalização e desmobilização das redes criminosas.

*bahia.ba

Foto: Divulgação/ICMbio

Mais Notícias

INSS foi a primeira instituição a adotar medida contra o Master, diz Waller

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (5), o presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o INSS foi a primeira instituição a tomar medidas contra o Banco Master. Ao ser questionado pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), se o INSS demorou a tomar medidas quanto

Leia mais »

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Um acordo para intensificar o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Anvisa, o objetivo da parceria, com validade inicial de

Leia mais »