Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anatel vai investigar envio de alarme falso de terremoto para dispositivos Android

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta sexta-feira (14) a abertura de um processo administrativo para apurar o envio indevido de alertas de terremoto em diversas regiões do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Durante a madrugada, moradores dessas áreas receberam notificações em dispositivos Android sobre um suposto terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral paulista. A Defesa Civil de São Paulo esclareceu que não emitiu nenhum alerta de terremoto e que não houve registro de ocorrências relacionadas ao caso pelas equipes municipais.

“Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações”, anunciou a agência reguladora.

Após consulta de diversos atores envolvidos, o órgão esclareceu que as notificações não foram emitidas pelas prestadoras de telecomunicações ou pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP). Portanto, não se confundem com mensagens encaminhadas pelo Defesa Civil Alerta. Tais alarmes foram enviados diretamente pelo Google para dispositivos com sistema Android.

*Metro1

Foto: Reprodução

Mais Notícias

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

Após o aumento significativo de casos de sarampo na região das Américas em 2025 e no início de 2026, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico na última terça-feira (3). Segundo a OPAS, quase 15 mil casos da doença foram confirmados no continente no ano passado, um crescimento de mais de

Leia mais »