Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Acordo entre Brasil e China contra dupla tributação é aprovado em Plenário

O Senado aprovou, nesta terça-feira (8), o projeto de decreto legislativo que modifica o acordo entre Brasil e China para evitar a dupla tributação do Imposto de Renda e garantir segurança jurídica. O  Projeto de Decreto Legislativo (PDL 343/2024) agora segue para promulgação.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou que a alteração do acordo se alinha aos padrões internacionais de cooperação tributária e à crescente mobilidade de capitais, além de acompanhar o aumento das trocas comerciais entre os países. Ela destacou que o novo texto equilibra os interesses de ambas as nações e moderniza o acordo vigente, favorecendo os investimentos de ambos os lados.

O protocolo, assinado em 2022, adota diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), visando combater a evasão e elisão fiscal. Ele mantém a tributação na fonte sobre certos rendimentos, como serviços técnicos e ganhos de capital, e define limites claros para tributação de dividendos, juros e royalties.

Tereza também ressaltou os avanços na cooperação entre as administrações tributárias dos países, com novas regras de troca de informações e combate a fraudes fiscais. A senadora ressaltou que a atualização do acordo deve impulsionar os investimentos, especialmente nos setores de soja e carne bovina, reforçando o papel do Brasil na governança tributária global.

*Metro1

Foto: FreePik

Mais Notícias

INSS foi a primeira instituição a adotar medida contra o Master, diz Waller

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (5), o presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o INSS foi a primeira instituição a tomar medidas contra o Banco Master. Ao ser questionado pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL), se o INSS demorou a tomar medidas quanto

Leia mais »

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Um acordo para intensificar o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Anvisa, o objetivo da parceria, com validade inicial de

Leia mais »