Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Filme baiano sobre o garimpo, que completa 50 anos, é restaurado e reexibido após mais de duas décadas

O filme “Cristais de Sangue”, de Luna Alkalay, rodado no interior da Bahia em junho de 1974, portanto há 50 anos, e inacessível há mais de duas décadas, quando foi projetado publicamente pela última vez, volta a circular após o trabalho de restauração de Felipe Abramovictz e da própria diretora. A primeira exibição da nova cópia digitalizada e restaurada aconteceu em março, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Já no último dia 10 de maio, o longa foi exibido em sua principal locação, Mucugê, na Chapada Diamantina.

“Espero que essa relíquia de filme dirigido por Luna Alkalay e fotografado por Aluysio Raulino seja exibida em Salvador. Filme importante de uma época do cinema brasileiro em que a censura proibia uma abordagem direta da realidade e a fantasia, sonhos e utopias eram formas de resistência e sobrevivência. Se passar na cidade, não percam! Todo filmado nas cidades de Mucugê e Cachoeira, na Bahia”, publicou o cineasta André Luiz Oliveira, em seu perfil no Facebook.

Em torno das venturas e desventuras do garimpo, “Cristais de Sangue” conta a história de Ruy (Rui Polanah), um homem vindo de Moçambique, que desembarca em Salvador à procura de seu pai. Em uma aventura pelo interior da Bahia, ele acaba conhecendo Maria do Rigoletto (Salma Buzzar), filha de um coronel local presa em uma casa mal-assombrada. Juntos, eles descobrem que Sunzé, seu pai, encontrou um grande diamante e fugiu para as montanhas.

O processo de restauro, que se iniciou em 2021, foi registrado no curta-metragem “Cristais de Sangue 1974-2024”, contendo ainda depoimentos de membros do elenco e da equipe, a respeito das filmagens.

*Metro1

Foto: Reprodução

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »