Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova renovação automática da CNH para motoristas sem multas

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira, a medida provisória que autoriza a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não tenham registrado multas nos 12 meses anteriores ao vencimento do documento. A proposta agora será analisada pelo Senado Federal.

A medida, publicada pelo governo federal em dezembro de 2025, altera o Código de Trânsito Brasileiro e beneficia condutores inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido como cadastro do “bom condutor”. Pelo texto aprovado, esses motoristas poderão ser dispensados de parte dos procedimentos atualmente exigidos no processo de renovação da habilitação. Os exames de aptidão física e mental, no entanto, continuarão obrigatórios.

O parecer aprovado foi elaborado pelo senador Renan Filho (MDB-AL), relator da comissão mista responsável pela análise da proposta. Segundo o parlamentar, a medida busca ampliar a digitalização dos serviços públicos, reduzir burocracias e tornar o sistema mais eficiente. O texto também prevê que a CNH possa ser emitida em formato físico ou digital, conforme a escolha do motorista.

Outro ponto incluído na proposta estabelece que os valores cobrados nos exames médicos e psicológicos passem a seguir preço público definido pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, com reajuste anual baseado no IPCA. No relatório, Renan Filho argumenta que a medida não cria despesas para a União e está alinhada aos princípios de eficiência administrativa e modernização dos serviços públicos.

De acordo com o parecer, cerca de 6 milhões de brasileiros devem renovar a CNH em 2026. O documento também destaca que aproximadamente 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação no país.

*metro1

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »