Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo abre consulta sobre plano para resíduos orgânicos urbanos

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) abriu uma consulta pública sobre o Plano Nacional de Redução e Reciclagem de Resíduos Orgânicos Urbanos (Planaro), que tem por objetivo reduzir o desperdício de alimentos e qualificar a destinação dos descartes de origem animal ou vegetal nos centros urbanos do país. A população pode contribuir até o dia 31 de março, por meio da plataforma Participa + Brasil.

De acordo com o MMA, a participação social contribuirá “para a eliminação dos lixões, a redução das emissões de metano, a transição energética pelo aproveitamento energético do biogás e o fomento à agricultura urbana e periurbana, além de promover a inclusão socioprodutiva das organizações de catadoras e catadores de materiais recicláveis na geração de benefícios à biodiversidade e ao controle de doenças e zoonoses.”

Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apontam que um terço da humanidade enfrentou insegurança alimentar em 2022, e em termos de desperdício, 1 bilhão de refeições por dia foram descartadas no mesmo ano em todo o mundo. Diante desses desafios, o MMA desenvolveu o Planaro em parceria com o Pnuma, o Instituto Pólis e a Waste and Resources Action Programme (WRAP). O documento reúne diretrizes, estratégias, propostas de ação e monitoramento, além de trazer uma estimativa de investimentos de R$ 10,3 bilhões em novas infraestruturas até 2050, além de R$ 6,2 bilhões para despesas de operação ao ano, no longo prazo.

*Metro1

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »