Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério da Saúde fez recomendações sobre transplantes de órgãos com HIV em setembro

O Ministério da Saúde se pronunciou sobre o caso de pacientes que receberam transplantes de órgãos infectados pelos vírus da Aids, no Rio de Janeiro. Em nota, a pasta destaca que logo após tomar ciência, em setembro, da ocorrência, uma série de medidas e recomendações foram enviadas à Secretaria Estadual de Saúde. Dentre elas, localizar e notificar os demais receptores dos órgãos e tecidos do possível doador contaminado.

A pasta ainda recomendou uma investigação em conjunto com a Vigilância Sanitária fluminense e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de propor a revisão dos protocolos de todos os laboratórios do estado e municípios do estado.

Ainda segundo o ministério, a época os hospitais de referência onde os transplantes foram realizados teriam sido notificados formalmente, para que, em caso de confirmação dos casos, medidas imediatas de proteção e assistência especializada fossem adotadas para os pacientes e suas famílias.

Após o caso dos seis contaminados no Rio de Janeiro vir à tona, surgiram novas denúncias de erros do laboratório PCS Saleme, responsável pelos testes falso-negativos nos órgãos desses transplantados.

*Metro1

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram

Mais Notícias

RONDESP RECÔNCAVO APREENDE ARMAS DE FOGO DURANTE AÇÕES DE SEGURANÇA NOS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Na madrugada desta terça-feira (23), equipes da Rondesp Recôncavo apreenderam uma pistola calibre 9mm e uma submetralhadora durante ações de policiamento ostensivo realizadas após os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus. Durante patrulhamento no bairro Urbis IV, policiais militares identificaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação

Leia mais »